Culinária
 
         
 
Caldo de peixe
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 50 minutos
Caldo de peixe deve ser preparado com peixes com garoupa,paru,sargo, dourado, badejo,pampo, pirajica,roncador amarelo,etc... São peixes pescados em nossa região e que você pescou muitas vezes. O caldo pode ser preparado com postas de peixe ou peixe desfiado depois de cozido sendo retirada todas as espinhas, se preferir por ocasião de seus convidados serem algumas crianças. Detalhe importante é que o peixe deve ser cozido com cabeça pois é a cabeça que concentra grande quantidade de gordura do peixe dando um sabor especial al caldo. A receita com a quantidade de tempero é para aproximadamente 10 pessoas com fartura. Do caldo sai também o pirão que deve ser servido junto, não esqueça que o pirão deve ser escaudado. Atenção o peixe deve ser cozido em 6 litros de água, após ferver deixe mais ou menos 5 minutos de acordo com a espessura das postas colocadas.
  Ingredientes  
04 kg de postas de peixe ou peixes inteiros
Azeite suficiente para refogar os temperos
03 cebolas médias
03 tomates médios
01 pimentão
02 dentes de alho
cebolinha, salsinha
sal, pimenta, cominho a gosto
alfavaca cebolinha verde,louro,e meia nós moscada ralada.
02 colheres de extrato de tomate.
02 tabletes de caldo
02 limões caipira espremidos no caldo
Modo de Preparo
Em uma panela coloque o peixe para cozinhar com aguá, sal e o caldo de sua preferencia (geralmente usamos o caldo de galinha), depois que o peixe ficar cozido, retire da água deixe esfriar desfie e reserve

Corte os temperos, refogue acresente o extrato de tomate refogue mais um pouco, acrescente um água do cozimento do peixe, assim que ferver coloque o peixe desfiado (ou as postas) , salsinha e a cebolinha, deixe ferver corrija o sal, não deixe ferver por muito tempo pois o peixe poderá perder o sabor e empalhar.
Você pode colocar uma caixa de creme de arroz ou batata ralada ou batida no liquidificador para engrossar o caldo, não ponha qualquer outra coisa e nem farinha pois ira mudar o gosto do caldo.